sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Massacre no Sudão

Mais de 3000 pessoas foram mortas no Sudão do Sul nos massacres da semana passada, numa onda de violência étnica que forçou a fuga de milhares de pessoas.
A contagem dos corpos, os quais estão estimados em 2182 mulheres e crianças e 959 homens. Isto sucedeu-se por parte de uma tribo, nomeadamente Lou Nuer, 6000 jovens armados atacaram na semana passada a localidade de Pibor, da etnia Murle. Os ataques só terminaram com a intervenção do exército.
Os incidentes terão resultado no desaparecimento ou rapto de mais de 1.000 crianças, além do roubo de milhares de cabeças de gado.


Como é que voces se sentem ao ver estas imagens?!Indiferença?! Pena?! Compaixão?! Por favor isto tem de tocar a qualquer um de nós, é impossivel não tocar.
Mas o que é que cada um de nós pode fazer para ajudar? Nem que seja tentar moldar algumas opiniões relacionadas com as raças, com as escolhas sexuais e outras, se conseguirmos mudar ou moldar essas opiniões secalhar as atitudes serão diferentes, não sei tem de se começar por qualquer lado, nem que se começe mesmo lá no fundo.

Espancam, tortura e matam por, diferenças sociais, por escolhas sexuais,por raças, por qualquer motivo válido para as pessoas que cometem estes crimes, mas onde é que o mundo vai parar?! As pessoas não se respeitam, as pessoas não se compreender, mas porque, qual é o motivo de tanto conflito?! O mundo não tem que ser cor de rosa e às florezinhas, mas com respeito mutuo tudo correria melhor. Eu pesquiso as noticias na internet e vejo com cada noticia que fico com cara de parva a olhar para o ecra do meu computador, e penso para mim, como é que isto é possivel, como é que nos dias de hoje isto acontece? e pior vejo comentários de jovens e adultos que compactuam com essas atitudes. Quando dizem que irá existir outra guerra, cada vez mais acredito nessa suposição, com tudo o que vê a acontecer no dia-a dia,é o mais provável..

6 comentários:

  1. Margarida, o que observamos à nossa volta hoje em dia é apenas o resultado de uma sociedade cada vez mais absorta em preocupações fúteis e insignificantes. Diria, egoístas. Tudo o que observamos hoje em dia não é nada mais nada menos do que um falso teatro. Se observares com atenção, verás que por trás destas notícias estão os maiores crimes de corrupção apenas para tentar esconder, por momentos, aquilo que passa ao lado de todos nós.
    Estas guerras, sem dúvida, são um extremo, sendo que, estamos a falar de etnias humildes que sempre se mantiveram à margem de tudo o que estão a ser relacionadas de momento.

    ResponderEliminar
  2. É impossível um ser humano ficar indiferente a uma situação destas. Só é pena que a dita "comunicação social" não coloque estes assuntos em destaque na sua agenda setting é que nos dias que correm somos constantemente bombardeados com "crise", "troika", "desemprego", etc... quando noutro ponto do globo nem os direitos humanos são respeitados nem os abusos são relatados. É triste o mundo em que vivemos.

    ResponderEliminar
  3. Margarida sim tudo o que tu referis-te é a pura das verdades. Cada vez mais o nosso mundo é gerido envolta de falsidades e coisas superfulas. Só olham para o proprio umbigo e fazem de tudo para atingir os seus objectivos, não se importando com qualquer tipo de pessoas que possam atingir. Mas é triste,muito triste ver, o que as pessoas são capazes de fazer, a mim não me entra na cabeça, acredita.
    Por detrás destas noticias estao os maiores crimes de corrupção,é verdade, mas o facto principal aqui, é que não são eles os afectados, são pessoas que nem tem metade do que os "corruptos" tem, e isso é o mais grave, pessoas a passar fome, pessoas vitimas de violencia domestica, pessoas maltratadas, mortas, e o mundo é assim. Gira envolta destas atitudes miseráveis.

    ResponderEliminar
  4. Alexandre, podes ter a certeza que é horrivel pensarmos que estamos mal, e que há crise é um facto e que nos afecta a todos, mas porra todos os dias nós somos bombardeados com este género de noticias e há do outro lado do mundo, como tu próprio disseste que nem os direitos humanos são respeitados, é muito triste nós assistirmos a isto. Eu vejo noticias hoje em dia que olha e simplesmente fico perplexa. Os direitos humanos é equivalente para todo o mundo, sejam eles de que etnia for, de que raça sejam, de que escolhas sexuais fazem para a sua vida, os direitos humanos são a herança da humanidade, sem qualquer tipo de julgamento possivel e ninguem lhes pode tirar isso.

    ResponderEliminar
  5. Sim, isso é revoltante sem dúvida alguma. Mas mais revoltante ainda é ninguém conseguir fazer nada contra todos aqueles que passam por cima seja de quem for para obterem seja o que for. É angustiante ver imagens como estas.

    ResponderEliminar
  6. Sem duvida alguma que o mais agustiante é ver e não poder fazer quase nada, mesmo nós que podemos ter uma vontade imensa de ajudar alguem assim e não temos como o fazer, enquanto que existem pessoas que tem meios para o fazer, nem sequer ponderam ou pensam em tal coisa. É triste vivermos num mundo assim...

    ResponderEliminar