quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Conceito de Crime


"Crime, em termos jurídicos, é toda conduta típica, antijuridíca - ou ilícita - e culpável, praticada por um ser humano. Em um sentido vulgar, crime é um ato que viola uma norma moral.
Num sentido formal, crime é uma violação da lei penal incriminadora."

Além de ser um fenómeno social, o crime é na realidade, um episódio na vida de qualquer indivíduo.Não podendo ser este, destacado e isolado, nem mesmo ser estudado num laboratório.
No nosso dia-a-dia, o conceito de crime não se apresenta apenas e só como um conceito, único, imutável, estático no tempo ou no espaço, isto é, cada crime que se comete tem a sua própria história, é individual e intransmissível, não existem duas "histórias" perfeitamente iguais. 
De cada uma dessas histórias, nascem vítimas, marcas que já mais serão esquecidas, pois delimitam-se no espaço a marca de uma agressão, seja ela de que tipo for, moral, patrimonial, física, entre outras.

Hoje em dia a criminalidade está cada vez mais evidente em todos os lugares onde passamos, seja de que género e maneira for, esta incumbido no nosso mundo, nas pessoas. Actualmente a esfera do nosso mundo esta "entranhada" em violência, em criminalidade, algo que nem eu própria poderei imaginar o que será ou como será, mas a verdade é tão dura como isto - o nosso mundo neste momento não "vive" sem a criminalidade!




Sem comentários:

Enviar um comentário